segunda-feira, 18 de maio de 2009

Desafios à inclusão digital

Ao me deparar com o sistema Linux Educacional 01 no ano passado fiquei um pouco com um pé atrás devido a toda fama do Linux ter de ser um sistema mais complicado de se mexer e sem toda aquela facilidade do Windows. No começo foi difícil, principalmente para conseguir acessar as configurações de rede. Com o tempo fui me adaptando e também me surpreendendo com a quantidade de opções que o sistema oferece para substituir as mesmas ferramentas do Windows.
Após conhecer o Linux Educacional 2.0 e de ver a metodologia de ensino usada pelos professores junto com o material da apostila pude notar o quanto isto pode facilitar o rompimento de muitas barreiras, pois informática é algo que muitos alunos nunca tiveram contato, assim como professores também, pois é um privilégio para poucos.
Além de ter todas as ferramentas que no Windows, ainda é composto de programas para ajudar no aprendizado como exercícios de todas as matérias além de videos educacionais.
O curso será um grande passo para os professores poderem ensinar seus alunos da melhor maneira possível, levando eles ao alcance de muitas utilidades da informática a qual tenham poucos conhecimentos ou até nenhum.
Vejo o curso como um grande passo a frente tanto para o professores como aos alunos, os quais no futuro terão acesso aos mesmos conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário